Meu cadastro

Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Se você precisar mudar alguma informação do seu cadastro, como seu endereço ou seu telefone, por exemplo, basta acessar sua conta, alterar os dados que desejar em suas informações pessoais e clicar em salvar.

Um detalhe: se você precisar alterar o endereço após ter concluído um pedido, fale direto com o vendedor. Para isto, entre em “Meus Pedidos”, clique sobre o pedido que deseja falar e verifique o e-mail do vendedor. Envie uma mensagem para o vendedor solicitando a alteração do endereço para envio, e alinhe com ele o pagamento da diferença no valor do frete, se houve. Lembrando que eles são ágeis para enviar os pedidos, então é preciso verificar a possibilidade de alteração do endereço de entrega do pedido em andamento, pois pode já ter sido enviado, tudo bem?

 

 

Ixi, esqueci minha senha. E agora?

Se você não se lembra de sua senha ou deseja trocá-la, basta clicar em “acesse sua conta” e depois em “esqueci minha senha”. Siga o passo a passo que o sistema indicar e recupere sua senha através do seu e-mail. É supersimples e fácil.

 

 

Se eu quiser sair e deslogar a minha conta, como faço?

Manter sua conta logada é bom para facilitar suas compras e ficar sempre de olho nas novidades e promoções. Se, mesmo assim, por segurança, quiser deslogar sua conta, clique no botão “sair” no canto superior direito.

 

 

Cansei dos e-mails de promoções, como faço para não receber mais?

Poxa, tem certeza que não quer ficar sabendo das nossas novidades e promoções?

Se quiser mesmo se descadastrar, é só clicar na opção "Não desejo mais receber e-mails” localizada no final de cada e-mail promocional.

Ah, se quiser voltar a receber nossos e-mails, é só assinar novamente nossa Newsletter no rodapé do site. Estamos esperando por você com as melhores promoções e novidades sempre!

 

 

Socorro! Acho que roubaram minha senha, e agora?

Se, por qualquer razão, você desconfiar que sua senha possa ter sido descoberta ou roubada por alguém, deverá modifica-la imediatamente acessando seu perfil na plataforma e clicando em “Esqueci minha senha”. Caso encontre dificuldades, entre em contato com nossa equipe de atendimento para que sua senha seja redefinida no sistema.

Lembre-se: você é responsável por todas as transações realizadas com seu cadastro no sistema Eu Amo Leitura. Por isso, você deve manter sua senha em sigilo absoluto e, em nenhum caso, deverá revelar ou compartilhar com outras pessoas (nem mesmo com vendedores ou nossa equipe de atendimento).

 

 

Navegação

Gostei de um produto, mas antes de comprar queria saber mais detalhes sobre ele. O que devo fazer?

É muito importante que você confira todas as informações do produto antes de efetuar a compra, e, caso esteja comprando um produto seminovo ou usado, é importante também conferir o estado de conservação do produto. Todas as informações poderão ser conferidas na página de detalhes do produto, é só clicar sobre o item desejado.

 

 

Posso criar uma lista de itens Favoritos/Desejados?

Todo leitor apaixonado por leitura sempre tem uma lista de itens “desejados”, aguardando o momento certo para adquiri-los, certo? Por isso, criarmos um jeitinho de salvar todos esses desejos para você não se esquecer de nenhum:

Assim que encontrar o item desejado, clique no botão ♥ (+lista) e ele já será acrescentado automaticamente na sua Lista de Favoritos. Você pode acessar sua lista a qualquer momento acessando “minha conta”.

Mas atenção: colocar um item na lista de Favoritos não significa reservá-lo para compra. Por isso, se encontrar um item imperdível a venda, melhor comprá-lo o quanto antes para garantir que será todinho seu.

 

 

Quero comprar! O que devo fazer?

Comprar com a gente é superfácil, vamos lá:

1. Primeiro você deve procurar seu produto em nosso campo de pesquisa na parte superior da home.

2. Você pode melhorar sua pesquisa filtrando os produtos que deseja através dos filtros disponibilizados na página de pesquisa.

3. Ao escolher seu produto, primeiro clique em “ver produto“, ele abrirá em nova aba. Confira as informações e, se for isso mesmo que deseja, clique em “comprar” para que o produto seja adicionado ao seu carrinho. Depois de escolher todos os itens que deseja, você deve acessar seu carrinho clicando no ícone do carrinho no canto superior da página. Confira todos os itens, quantidades e demais detalhes da sua compra e, se estiver tudo ok, é só clicar em “finalizar a compra”. Não esqueça de confirmar se o seu endereço está correto, pois após finalizar a compra não é mais possível alterar esta informação. Você pode incluir no seu carrinho quantos itens quiser, de vários vendedores diferentes e finalizar uma compra só. Cada vendedor terá um frete próprio, que será detalhado no carrinho.

4. Se ainda não tiver login, basta seguir o passo a passo para fazer seu cadastro. Se já fizer parte dos nossos apaixonados por leitura, é só escolher a forma de pagamento e concluir o pedido!

 

Agora é só esperar tocar a campainha!

 

 

Como faço para encontrar o livro que desejo na Eu Amo Leitura?

Você pode utilizar a barra de busca que fica na parte superior da home. Lá você deve digitar o título do livro que procura e clicar na lupa para buscar. Em seguida, você pode utilizar os filtros para facilitar sua busca. Antes de comprar, confira atentamente as características do produto. Caso esteja comprando um produto seminovo ou usado, é importante conferir o estado de conservação do produto. Fácil né? Agora é só escolher o que deseja, fazer o seu pedido e se preparar para uma boa leitura!

 

 

Me entusiasmei e coloquei produtos demais no meu carrinho, posso excluir?

Sim e é muito simples: no canto superior direito do site, você encontra o ícone do seu carrinho. Para excluir algum produto do carrinho, basta clicar nesse ícone do carrinho e depois em “remover do carrinho” ao lado do produto que deseja excluir. Prontinho! Seu carrinho ficará atualizado ou vazio. 

 

 

Será que meu pedido deu certo?

Fique tranquilo! Quando o pedido é confirmado e o pagamento é aprovado, você recebe um e-mail informando que deu tudo certinho com sua compra e pagamento. Em seguida, assim que o vendedor envia seu produto, ele informa o código de rastreio no site, e você também é notificado dessa atualização por e-mail. Então é só ficar de olho no seu e-mail, inclusive na pasta spam, para acompanhar o passo a passo do seu pedido.

 

 

Finalizei minha compra, mas me arrependi de algumas escolhas que fiz (produtos que comprei, endereço que escolhi para entrega, forma de pagamento, etc). O que devo fazer?

Depois que seu pedido for finalizado, não será possível fazer qualquer tipo de alteração nos itens adquiridos, na forma de envio, no endereço de entrega ou mesmo na forma de pagamento escolhida. Nesse caso, recomendamos que cancele a compra e faça um novo pedido com as alterações desejadas.

 

 

Como faço para cancelar um pedido?

Para cancelar uma compra, você deve solicitar o cancelamento ao vendedor por e-mail. Você pode conferir o endereço de e-mail do vendedor acessando sua conta, entrando em “meus pedidos” e clicando sobre o pedido que deseja cancelar, o e-mail do vendedor estará junto com as demais informações do pedido.

Lembre-se: você só pode cancelar uma compra após a compensação de pagamento e antes do Vendedor enviar seu pedido. Algumas dicas:

- Se o pedido foi pago via cartão de crédito, geralmente a confirmação de pagamento é instantânea. Se foi pago via boleto, a compensação pode demorar cerca de 2 dias úteis para constar no sistema como “Pago”. Agora, se você optou por pagar via boleto e, antes de pagá-lo, decidiu cancelar a compra, aí é só deixar o boleto vencer. O não pagamento do boleto cancelará a compra automaticamente.

- Você só poderá cancelar um pedido que ainda não foi enviado, ou seja, quando o vendedor atualizar o pedido com o status “Concluído” e enviar o código de rastreio do envio, aí não dá mais tempo de cancelar. Neste caso, você deve esperar o pedido chegar e entrar com pedido de devolução.

- Ao cancelar um pedido, o estorno do pagamento é realizado automaticamente de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra.

 

 

Como falar com o vendedor?

A comunicação com o vendedor só é permitida após a compra do produto, para que você possa tirar dúvidas sobre o andamento do pedido ou mesmo solicitar uma troca ou devolução, se for o caso.

Para falar com um vendedor, acesse o pedido em questão em sua conta, lá estará disponibilizado e-mail para falar com o Vendedor.

O vendedor deverá responder a sua solicitação em até 2 dias úteis.

Os vendedores da Eu Amo Leitura são orientados a proporcionar um atendimento rápido e eficiente, e muitas vezes é o caminho mais rápido para você resolver qualquer problema. Por isso, antes de entrar em contato com a equipe de atendimento da Eu Amo Leitura, você deve aguardar esse prazo para ele responda sua demanda.

Ah, vale dizer que, de acordo com nossos termos de uso, todo contato com vendedor deve se dar através da plataforma Eu Amo Leitura e ferramentas por nós indicadas, e as conversas devem conter sempre uma linguagem adequada e respeitosa (isso serve para vendedores e compradores ok?).

Se ainda tiver problemas com um vendedor após esse prazo de 2 dias úteis, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento que iremos tomar todas as medidas necessárias para que seu problema seja solucionado o mais rápido possível.

 

 

A Eu Amo Leitura possui Vale-Presente?

Ótima dúvida! Afinal, quem não adora ganhar livros, não é?

Ainda não temos um sistema de vale-presente, mas estamos trabalhando para oferecer esta funcionalidade em nosso site. De qualquer forma, vai aqui uma dica: ao finalizar uma compra, é possível selecionar um endereço de entrega alternativo, que pode ser usado para entregas a terceiros. Dessa forma, você surpreende uma pessoa querida com um presente superespecial escolhido por você!


Pagamento

Quem é o intermediador de pagamentos do site e qual é o seu papel?

A Moip (by PagSeguro) é o intermediador de pagamentos oficial da Eu Amo Leitura, ou seja, quem repassa o pagamento do comprador para o vendedor. Ele é responsável por emitir os boletos ou por realizar as transações junto às operadoras de cartão de crédito, tudo de maneira criptografada, ou seja, sem identificar nem armazenar nenhum dado do cliente. É um sistema muito seguro, confiável e eficaz.

 

 

Quais as formas de pagamento disponíveis no site?

Atualmente, as compras realizadas na Eu Amo Leitura podem ser pagas através de boleto bancário ou via cartão de crédito (bandeiras Mastercard, Visa, American Express, Diners, Elo, Hipercard).

 

 

O pagamento só pode ser à vista?

Não! Comprar livros e produtos ligados à leitura é tão gostoso que a gente nem percebe que já colocou vários itens no carrinho, não é? Mas fique tranquilo! Você pode parcelar suas compras no cartão de crédito. Quando estiver concluindo o pedido, na etapa do pagamento, o sistema apresentará o número máximo de parcelas possíveis e o valor incidente de juros com o parcelamento. Agora, se for pagar através de boleto bancário, aí o pagamento deve ser à vista mesmo.

 

 

Escolhi pagar através de boleto bancário, como faço para imprimir e até quando eu posso pagar?

Ao finalizar o seu pedido, você já conseguirá imprimir seu boleto para pagamento, e também vai recebe-lo por e-mail logo em seguida. Fique atento à data de vencimento do seu boleto, pois se não for pago até esta data o pedido será automaticamente cancelado. Mas se pagou, não se preocupe, em até 5 dias você receberá a confirmação do pagamento por e-mail, e o vendedor terá o prazo de até 2 dias úteis a partir desta confirmação para enviar o seu produto.

 

 

Esqueci de pagar o boleto bancário. E agora, o que acontece?

Se o boleto bancário não for pago até a data de vencimento, sua compra será automaticamente cancelada. Mas não se preocupe: é só acessar a Eu Amo Leitura para realizar a compra novamente e efetuar o pagamento com um novo boleto dentro do prazo. Você só não pode demorar para realizar a nova compra, pois assim que a primeira compra for cancelada por falta de pagamento, os produtos voltarão para o estoque do vendedor e poderão ser adquiridos por outros compradores.

Vale lembrar que, ao deixar de pagar um boleto e ter sua compra cancelada, os produtos desejados podem ter seus preços reajustados pelos vendedores, então não há garantias de que você poderá adquirir o mesmo produto com o mesmo preço depois.

 

 

Paguei, mas ainda não recebi nenhuma confirmação de pagamento, o que devo fazer?

Vamos lá: se o pagamento foi feito através de boleto bancário, lembre-se que pode demorar até 5 dias para o sistema identificar e confirmar o pagamento, então você deve aguardar esse período. Se você pagou com cartão de crédito, a confirmação é mais rápida, geralmente dentro de alguns minutos após o pagamento. No entanto, algumas vezes a operadora do cartão de crédito pode solicitar análise do pagamento e neste caso o prazo pode variar bastante.

Após os prazos acima, você receberá uma confirmação de pagamento por e-mail. Fique de olho inclusive na sua pasta spam.

Caso tenha decorrido o prazo para a confirmação de pagamento via boleto bancário, ou a confirmação da operação via cartão de crédito esteja demorando mais do que o comum, você deve entrar em contato com o vendedor para que ele verifique o status do seu pagamento no sistema. Para isto, basta acessar o pedido em questão em sua conta e falar com o vendedor pelo e-mail disponibilizado. O vendedor deverá responder sua mensagem em até 2 dias úteis.

 

 

Recebi um e-mail informando que o pagamento via cartão não foi realizado. O que pode ter acontecido? E o que devo fazer?

Fique tranquilo! Pagar com cartão de crédito é prático, mas eventualmente podem acontecer alguns probleminhas que fazem com que o pagamento seja recusado, como por exemplo: dados incompletos ou incorretos, falta de saldo no cartão, falha na comunicação com a administradora do cartão de crédito, etc.

Se esse foi o seu caso, não se preocupe que não haverá nenhuma cobrança em seu cartão e o pedido será cancelado automaticamente. Aí é só você acessar a Eu Amo Leitura, realizar um novo pedido e tentar o pagamento novamente com o mesmo cartão, com outro cartão ou até mesmo via boleto bancário. Se o problema persistir, recomendamos que você entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito.

 

 

Quero receber a nota fiscal da minha compra, a quem devo solicitar?

Aqui na Eu Amo Leitura temos grandes empresas, editoras e livreiros, mas também abrimos espaço para o pequeno empreendedor, que muitas vezes não possui empresa e, por lei, está desobrigado de emitir notas fiscais. Caso você não receba a nota fiscal pelo seu e-mail ou juntamente com o seu pedido, entre em contato direto com o vendedor através da plataforma e solicite a nota. Para isto, basta acessar o pedido em questão em sua conta e falar com o vendedor pelo e-mail disponibilizado junto aos detalhes do pedido. Caso ele não possua empresa (vendedor pessoa física), solicite um recibo simples da sua compra.


Entrega

Quais os locais do Brasil que a Eu Amo Leitura entrega?

Você pode receber seus produtos em todo o Brasil, de acordo com o mapa de alcance dos Correios.

 

 

A Eu Amo Leitura entrega em outro país?

Uau, ficamos felizes em saber que você chegou até nosso site mesmo estando tão longe! Mas, infelizmente, nosso portal ainda não oferece entregas internacionais.

 

 

Quais as formas de envio disponíveis na Eu Amo Leitura?

A Eu Amo Leitura oferece diversas opções de empresas de logística para entregar seu pedido em qualquer cantinho do nosso país. Ao realizar um pedido, nosso sistema vai considerar o seu CEP e também o CEP do vendedor, e vai te apresentar as melhores opções possíveis, com melhor preço e prazo.

 

 

Como sei quanto vou pagar de frete e qual será o prazo de entrega do meu pedido?

Para calcular preço e prazo de entrega, o sistema verifica o CEP do vendedor e do comprador, o peso da encomenda, e a modalidade escolhida para entrega. No momento em que estiver fechando sua compra, o sistema fará o cálculo automaticamente e apresentará a você o preço e prazo de cada modalidade, para que você escolha a opção que melhor se adequa a você.

Alguns detalhes importantes:

1 - se você comprar, em uma mesma compra, produtos de diferentes vendedores, o sistema calculará um frete para cada vendedor. Neste caso, você poderá escolher modalidades diferentes de entrega entre os vendedores, priorizando os itens que deseja receber antes e economizando nos itens que poderá receber um pouquinho depois.

2 - O vendedor tem até 2 dias úteis após a confirmação de pagamento para postar seu pedido junto à transportadora, e a contagem do prazo de entrega se inicia a partir da postagem pelo vendedor.

3 - Dias de sábado, domingo e feriados não são considerados dias úteis na contagem do prazo de entrega.

Para escolher qual forma de envio é melhor para você, tenha em mente sempre a urgência em receber o produto e o valor que está disposto a pagar por isso.

Importante: Devido às restrições impostas pelo Covid-19, as empresas de logística têm trabalhado de forma reduzida, o que pode acarretar eventuais atrasos na entrega. Isso não depende da gente e nem dos nossos vendedores, por isso pedimos sua compreensão, paciência e maior tolerância até que a situação no país se normalize.

 

 

Depois de concluir a compra, é possível alterar a forma de envio?

Não, se você já concluiu seu pedido, o endereço de entrega não poderá ser alterado. Por isso recomendamos conferir direitinho o endereço de entrega antes de clicar em “Finalizar pedido”. Caso precise mudar o endereço de um pedido em andamento, é necessário falar diretamente com o vendedor para verificar a possibilidade de alteração, que pode ou não ser realizada. Para isto, basta acessar sua conta, identificar o pedido em questão e enviar uma mensagem para o e-mail do vendedor, que é disponibilizado juntamente com os detalhes do pedido.

 

 

Ei, eu conheço a loja física do vendedor. Será que eu posso comprar na Eu Amo Leitura e retirar o pedido na loja dele sem precisar pagar o frete?

Ainda não temos essa opção em nossa Plataforma, mas estamos trabalhando para oferecer logo mais. De qualquer forma, fique de olho no site, pois sempre tem promoções bacanas com frete grátis.

 

 

Já aprovaram meu pedido, mas o vendedor ainda não enviou minha compra. E agora?

O vendedor possui o prazo de até 2 dias úteis após a confirmação de pagamento para enviar seu pedido. Caso esse prazo já tenha se passado e você ainda não obteve o código de rastreamento do envio, entre em contato com o vendedor para verificar o que aconteceu. Às vezes, ele pode ter postado o produto na transportadora dentro do prazo e esquecido de te passar o código de rastreamento. Para falar com o vendedor, basta enviar uma mensagem para o e-mail dele, que é disponibilizado junto com os detalhes do pedido em questão. Caso você envie uma mensagem ao vendedor e ele não te responda em até 2 dias úteis, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para intermediarmos a situação.

 

 

Como faço para acompanhar a entrega de um pedido que o vendedor já postou na empresa de logística?

Assim que o vendedor realizar a postagem do produto na empresa de logística, ele deverá te encaminhar o código de rastreio através do sistema ou por e-mail. Através deste código, você poderá acompanhar o percurso da sua encomenda através do site da transportadora. Se não tiver recebido esse código, entre em contato com o vendedor e peça para ele te encaminhar. Para isto, basta acessar o pedido em questão em sua conta, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato. Caso você envie uma mensagem ao vendedor e ele não te responda em até 2 dias úteis, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para intermediarmos a situação.

Importante: Devido às restrições impostas pelo Covid-19, as empresas de logística têm trabalhado de forma reduzida, o que pode acarretar eventuais atrasos na entrega. Isso não depende da gente e nem dos nossos vendedores, por isso pedimos sua compreensão, paciência e maior tolerância até que a situação no país se normalize.

 

 

Escolhi a entrega via Correios mas estou consultando o código de rastreamento no site deles e nunca atualiza. O que isso significa?

Algumas formas de envio demoram mais para atualizar no sistema dos Correios. Se achar que está demorando muito, vale a pena entrar em contato com os Correios para verificar se houve alguma falha no sistema de rastreamento ou se há algum problema com a entrega do seu pedido.

 

 

Já passou o prazo previsto de entrega e meu pedido ainda não chegou! E agora?

Se já faz mais de 10 dias do prazo informado para entrega e seu pedido ainda não chegou, você deve enviar uma mensagem ao vendedor relatando o ocorrido, para que ele tome todas as providências possíveis para a solução do seu problema. Para falar com o vendedor, basta acessar o pedido em “minha conta”, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato. Se o vendedor não te responder em até 2 dias úteis, então você deve entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para que possamos te auxiliar.

Mas não se preocupe, sua compra é 100% garantida e segura, e o pagamento somente será transferido ao vendedor após o prazo máximo de entrega, para que você tenha tempo de receber o produto direitinho.

Importante: Devido às restrições impostas pelo Covid-19, as empresas de logística têm trabalhado de forma reduzida, o que pode acarretar eventuais atrasos na entrega. Isso não depende da gente e nem dos nossos vendedores, por isso pedimos sua compreensão, paciência e maior tolerância até que a situação no país se normalize.

 

 

O que devo conferir quando meu pedido chegar?

Receber o produto em mãos é sempre a melhor parte né? Mas ao receber seus pedidos, fique de olho se a embalagem não está violada e se o produto foi bem embalado. Se notar problemas com a embalagem, é importante tirar fotos antes de abrir o pacote para poder questionar o vendedor depois.

Além disso, vale a pena conferir se o produto é exatamente o que você comprou e, no caso de livros seminovos e usados, se o estado de conservação condiz com o anunciado pelo vendedor. Caso o produto não esteja de acordo com o que foi comprado, você tem até 7 dias corridos para exigir a troca.

 

 

Entregaram meu pedido no endereço errado, e agora?

Acesse seus pedidos no sistema Eu Amo Leitura e verifique se preencheu direitinho o endereço de entrega no pedido em questão. A etiqueta para enviar o seu pedido é emitida automaticamente pelo sistema com o endereço informado no ato da finalização do pedido, e as transportadoras entregam o produto para a pessoa que estiver no endereço no momento da entrega (que não precisa ser necessariamente você).

Se você alterou o seu endereço no seu cadastro após ter concluído o pedido, ele será entregue no endereço anterior, por isso é importante verificar o endereço que consta nos detalhes do pedido realizado.

Se o endereço não foi alterado após a compra e estiver correto no sistema, e mesmo assim você não recebeu sua encomenda, entre em contato com o vendedor para que ele verifique junto à transportadora o nome da pessoa que recebeu o produto. Para falar com o vendedor, basta acessar o pedido em “minha conta”, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato.

 

 

Minha compra foi devolvida ao remetente, o que devo fazer?

Existem 3 razões comuns para uma compra ser devolvida ao remetente:

1 - Caso você tenha informado seu endereço de forma incorreta na conclusão do pedido, e a transportadora não tenha localizado a residência;

2 - Após 3 tentativas de entrega sem sucesso (sem ninguém para receber a encomenda);

3 - No caso do pedido ser retido em uma agência da transportadora e o comprador, após ser avisado, não comparecer para retirar a encomenda.

Independente do motivo, caso sua compra retorne para o remetente, você deverá entrar em contato com o vendedor, explicar o que aconteceu e alinhar a melhor forma de resolver o problema. Para isso, basta acessar o pedido em “minha conta”, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato.

Caso o vendedor precise enviar novamente seu pedido pelos motivos sinalizados acima e, com isso, tenha que pagar um novo frete, é provável que você tenha que arcar com este custo.

 

 

Escolhi a entrega via Correios e meu pedido foi devolvido para a Central dos Correios, o que devo fazer agora?

Neste caso, você deverá retirar o produto direto nos Correios, ou verificar a possibilidade de retorná-lo ao remetendo ou enviá-lo para outro endereço. Em qualquer um desses casos, o seu vendedor não poderá intermediar o processo, então você deverá entrar em contato com os Correios para verificar qual procedimento será realizado.

 

 

Meu pedido foi extraviado. O que devo fazer?

O vendedor é responsável por reembolsar valores referente aos pedidos extraviados pelas transportadoras. Porém, para que você possa requerer este direito, é necessário que você obtenha uma comprovação desse extravio. Entre em contato com a transportadora em questão para verificar se o pedido foi realmente extraviado e peça um documento para comprovação do fato. Em seguida, entre em contato com o vendedor, informe o que aconteceu e envie o documento que comprove o extravio. O e-mail para contato com o vendedor pode ser consultado junto com os detalhes do pedido. O vendedor terá até 2 dias úteis para responder sua mensagem e alinhar contigo o processo de reembolso. Caso ele não retorne neste prazo ou se negue a realizar o reembolso, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento, informando os dados do pedido e enviando também o comprovante do extravio, para que possamos intermediar a situação


Trocas e Devoluções

Qual é o prazo para solicitar uma troca ou devolução?

Você tem até 7 dias corridos contados a partir da data de recebimento do pedido, que é identificada pelo rastreamento da transportadora, para solicitar uma troca ou devolução.

 

 

O que devo fazer se meu produto não estiver nas condições apresentadas no anúncio?

Caso você receba um produto em condições diferentes do que foi anunciado, você pode solicitar a troca por outro item ou devolução do seu dinheiro, desde que esta solicitação ocorra dentro do prazo de até 7 dias corridos contados a partir da data de recebimento do pedido, que é identificada pelo rastreamento da transportadora.

Além disso, se você sentir que foi enganado, você pode entrar em contato conosco e prestar uma queixa sobre o vendedor para que nós possamos tomar as medidas punitivas cabíveis. Dessa forma, você ajuda a Eu Amo Leitura a oferecer apenas os melhores vendedores do mercado.

 

 

Como faço para trocar ou devolver um produto? E como funciona o reembolso?

Para solicitar uma troca ou devolução, siga os seguintes passos:

- Acesse o pedido em questão em “minha conta”, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato. Em seguida, envie um e-mail para seu vendedor informando sobre a necessidade de trocar ou devolver o produto e o motivo que você tem para isso.

- Na mensagem que enviar ao vendedor solicitando a troca, é importante que você informe o número do seu pedido e se vai trocar todos os itens adquiridos naquele pedido ou apenas parte dos itens. Caso seja uma devolução e se o pedido tiver sido pago via boleto bancário, informe ao vendedor também seus dados bancários para reembolso do valor (a conta bancária precisa estar em seu nome ok?)

- O vendedor terá até 2 dias úteis para entrar em contato contigo. Ele deverá acertar os detalhes e dar continuidade a sua solicitação. Caso ele não retorne dentro do prazo, entre em contato com a equipe Eu Amo Leitura através dos canais atendimento do site.

- É importante lembrar que o vendedor pode ter apenas um item do produto que adquiriu, e caso não possa ser substituído, você receberá o reembolso do valor pago.

- Após alinhar os detalhes com seu vendedor, você deverá enviar o produto de volta para ele. Essa postagem é chamada de logística reversa. Salvo exceções, o vendedor é responsável pelo custo dessa postagem e o pagamento desse frete pode se dar de duas formas: ou o vendedor fornecerá um cupom de frete reverso já pago para você fazer a postagem, ou você deverá pagar pelo frete e encaminhar o comprovante para o vendedor reembolsar o valor a você. Siga a orientação do vendedor.

- Sempre guarde o comprovante do envio até que todas as etapas do processo de troca ou devolução tenham sido concluídas, para caso seja necessária alguma verificação.

- Nos casos de troca, assim que o vendedor receber seu produto de volta ele terá até 2 (dois) dias úteis para enviar um novo produto para você.

- Nos casos de devolução, o reembolso será realizado automaticamente pelo intermediador de pagamentos da plataforma, de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra:

- Se o pedido foi pago através de cartão de crédito, o reembolso também ocorrerá através do mesmo cartão utilizado. Você receberá um e-mail informando a realização do reembolso assim que ele for processado. O estorno completo poderá ser concluído pela administradora do seu cartão em até duas faturas subsequentes, dependendo da data de vencimento da sua fatura. Atenção: é importante que você informe o vendedor se tiver utilizado um cartão virtual para a compra (aqueles que têm validade para apenas 1 utilização), pois algumas bandeiras não aceitam estorno nesses tipos de cartão.

- Se o pedido foi pago através de boleto bancário, você deverá informar os dados da sua conta bancária através de mensagem ao vendedor para que ele encaminhe ao intermediador de pagamentos. Em alguns casos, o próprio intermediador de pagamentos ou a equipe da Plataforma poderá entrar em contato com você por e-mail para confirmar os dados bancários para reembolso. Nunca forneça nenhum tipo de senha, apenas os dados bancários ok? Ah, a conta bancária precisa estar no nome do titular do pedido. O prazo para reembolso via depósito é de até 10 (dez) dias.

 

É fundamental que você troque mensagens com seu vendedor para alinhar todo processo de troca, devolução e reembolso. Ele te dará todas as instruções necessárias. É importante que toda conversa com o vendedor aconteça dentro do ambiente da Eu Amo Leitura ou ferramentas por nós indicadas, para que você tenha toda nossa proteção. Caso tenha qualquer problema com o vendedor, entre em contato conosco através dos canais atendimento do site para que possamos te auxiliar.

 

 

Meu produto veio com defeito e eu pedi para o vendedor trocar por um novo. Quanto tempo preciso esperar para receber o novo produto?

O vendedor terá até 2 dias úteis após receber o produto devolvido para enviar um novo produto a você. Caso ele não tenha fornecido um cupom de frete reverso para você realizar a postagem e você tenha efetuado o pagamento desse frete, o vendedor terá o mesmo prazo de 2 dias úteis para providenciar o reembolso desse valor a você. A partir daí, o prazo para recebimento do novo produto será o prazo de entrega da transportadora.

 

 

Quero trocar o produto que comprei por outro produto diferente, eu posso?

Neste caso, é necessário realizar a devolução do item comprado e aguardar o reembolso pelo vendedor, e em seguida adquirir o novo produto. Caso não queira aguardar os prazos de devolução e processo de reembolso, você pode adquirir o novo produto em uma nova compra.

 

 

 

Em quais casos eu perco o direito de devolver ou trocar um produto?

Não será possível realizar a troca, devolução ou reembolso do produto se ocorrer qualquer um dos seguintes casos:

- a solicitação estiver fora do prazo de 7 dias corridos contados a partir da data de recebimento do pedido, que é identificada pelo rastreamento da empresa transportadora;

- o vendedor receber o produto devolvido e identificar que não está de acordo com o que foi relatado pelo cliente na solicitação de troca ou devolução;

- o vendedor receber o produto e identificar outros danos não existentes no início da venda, como rasuras, capas amassadas, rasgos, dentre outros, que prejudiquem a futura comercialização do item;

- houver itens/acessórios do produto que não forem devolvidos juntamente com ele.

 

 

Se eu preferir, posso trocar o produto na loja física do vendedor?

Como você adquiriu o produto no site da Eu Amo Leitura, para contar com nossa ajuda e proteção em todo processo, você deverá solicitar a troca ao vendedor também através do nosso site. Para isto, basta acessar o pedido em questão em “minha conta”, onde o e-mail do vendedor estará disponibilizado para contato. Caso você decida realizar a troca direto na loja física do vendedor, perderá toda nossa proteção.

 

 

Como faço para cancelar um pedido?

Para cancelar um pedido, você deve solicitar o cancelamento ao vendedor por e-mail. Você pode conferir o endereço de e-mail do vendedor acessando sua conta, entrando em “meus pedidos” e clicando sobre o pedido que deseja cancelar, o e-mail do vendedor estará junto com as demais informações do pedido.

Lembre-se: você só pode cancelar uma compra após a compensação de pagamento e antes do Vendedor enviar seu pedido. Algumas dicas:

- Se o pedido foi pago via cartão de crédito, geralmente a confirmação de pagamento é instantânea. Se foi pago via boleto, a compensação pode demorar cerca de 2 dias úteis para constar no sistema como “Pago”. Agora, se você optou por pagar via boleto e, antes de pagá-lo, decidiu cancelar a compra, aí é só deixar o boleto vencer. O não pagamento do boleto cancelará a compra automaticamente.

- Você só poderá cancelar um pedido que ainda não foi enviado, ou seja, quando o vendedor atualizar o pedido com o status “Concluído” e enviar o código de rastreio do envio, aí não dá mais tempo de cancelar. Neste caso, você deve esperar o pedido chegar e entrar com pedido de devolução.

- Ao cancelar um pedido, o estorno do pagamento é realizado automaticamente de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra.


Garantias e Segurança

Comprar na Eu Amo Leitura é seguro?

Sim, pode confiar! Você está em um ambiente seguro e seus dados estão protegidos por aqui. Nosso site é certificado para garantir a proteção de todos os nossos usuários. O armazenamento de dados é totalmente seguro em função de diversas técnicas de segurança digital utilizadas, respeitando a legislação brasileira.

Todas as transações de pagamento efetuadas em nosso site são protegidas através da técnica de encriptação de dados (TLS) utilizada pelo nosso intermediador de pagamentos, o que significa a plataforma não possui acesso aos dados do seu cartão de crédito, cumprindo assim com os mais altos padrões de segurança online e garantindo a tranquilidade que você precisa para efetuar os pagamentos.

 

 

E se eu pagar a compra e o vendedor não enviar o meu produto?

Aqui na Eu Amo Leitura nossa prioridade é a proteção nas transações comerciais: seu dinheiro estará 100% PROTEGIDO! Quando você compra algum produto, o seu dinheiro fica retido até você receber sua encomenda e decorrer o prazo para possível reclamação. Só depois desse prazo é que o dinheiro será liberado ao vendedor. Dessa forma, o vendedor deve cumprir totalmente com o dever dele para receber o pagamento, o que dá maior segurança ao cliente. E se ocorrer qualquer problema com o vendedor, a equipe de atendimento da Eu Amo Leitura estará pronta para intermediar qualquer situação.

Mas atenção: só podemos oferecer essa proteção aos clientes que efetuarem suas compras no site da Eu Amo Leitura. Ou seja, se você realizar uma compra com um vendedor fora do ambiente de segurança da plataforma perderá automaticamente nossa proteção.

 

 

Será que vou receber meu produto mesmo?

Opa, claro que sim! Aqui na Eu Amo Leitura o cliente tem a garantia em receber o produto adquirido ou ter seu dinheiro de volta! Nossos vendedores garantem a entrega dos produtos, e caso o cliente não receba os itens por motivo alheio à sua responsabilidade, receberá a devolução do valor pago.

 

 

O que devo conferir quando meu pedido chegar?

Receber o produto em mãos é sempre a melhor parte né? Mas ao receber seus pedidos, fique de olho se a embalagem não está violada e se o produto foi bem embalado. Se notar problemas com a embalagem, é importante tirar fotos antes de abrir o pacote para poder questionar o vendedor depois.

Além disso, vale a pena conferir se o produto é exatamente o que você comprou e, no caso de livros seminovos e usados, se o estado de conservação condiz com o anunciado pelo vendedor. Caso o produto não esteja de acordo com o que foi comprado, você tem até 7 dias corridos para exigir a troca. Saiba mais acessado a seção de “Trocas e Devoluções” deste FAQ.

Agora, se estiver tudo certinho, aí é só aproveitar o momento!

 

 

E os vendedores, será que são confiáveis?

Nossos vendedores são os melhores do mercado, pois nós fazemos uma avaliação cuidadosa e periódica do perfil da nossa rede de parceiros para selecionar só os melhores vendedores do país. Ah, e você também pode nos ajudar nesta tarefa contando sua opinião sobre a experiência de compra na avaliação dos nossos vendedores.

 

 

Socorro! Acho que roubaram minha senha, e agora?

Se, por qualquer razão, você desconfiar que sua senha possa ter sido descoberta ou roubada por alguém, deverá modifica-la imediatamente acessando seu perfil na plataforma e clicando em “Esqueci minha senha”. Caso encontre dificuldades, entre em contato com nossa equipe de atendimento para que sua senha seja redefinida no sistema.

Lembre-se: você é responsável por todas as transações realizadas com seu cadastro no sistema Eu Amo Leitura. Por isso, você deve manter sua senha em sigilo absoluto e, em nenhum caso, deverá revelar ou compartilhar com outras pessoas (nem mesmo com vendedores ou nossa equipe de atendimento).


Privacidade

 

Comprar na Eu Amo Leitura é seguro?

Sim, pode confiar! Você está em um ambiente seguro e seus dados estão protegidos por aqui. Nosso site é certificado para garantir a proteção de todos os nossos usuários. O armazenamento de dados é totalmente seguro em função de diversas técnicas de segurança digital utilizadas, respeitando a legislação brasileira.

Todas as transações de pagamento efetuadas em nosso site são protegidas através da técnica de encriptação de dados (TLS) utilizada pelo nosso intermediador de pagamentos, o que significa a plataforma não possui acesso aos dados do seu cartão de crédito, cumprindo assim com os mais altos padrões de segurança online e garantindo a tranquilidade que você precisa para efetuar os pagamentos.

 

 

Alguém fica sabendo quais produtos eu compro?

Apenas você e o seu vendedor. A Eu Amo Leitura possui regras rígidas de sigilo de informações que devem ser estritamente seguidas e respeitadas por todos os vendedores. Dessa forma, os produtos que você compra só serão conhecidos por terceiros caso você concorde em divulgar através das suas avaliações e resenhas sobre livros e vendedores.

Caso você identifique quebra de sigilo por parte de algum vendedor, por favor, nos avise para que possamos tomar as medidas punitivas necessárias.

 

 

Meus dados cadastrais são compartilhados com terceiros?

Após o seu cadastro na Eu Amo Leitura, nosso sistema controla o acesso às suas informações pessoais através da senha escolhida, que é armazenada em formato codificado no sistema, ou seja, nós não temos acesso direto à senha escolhida. Mas calma: os seus dados cadastrais são de uso restrito e não são vendidos ou divulgados a terceiros, e só são compartilhados quando forem imprescindíveis para a conclusão do processo de compra. As únicas informações que se tornam públicas são as que você concordar em divulgar, como as avaliações e resenhas sobre os livros e vendedores. Todas as demais informações pessoais não serão comercializadas ou fornecidas a terceiros em nenhuma hipótese, salvo em estrito cumprimento de ordens judiciais ou procedimentos jurídicos similares.

 

 

A plataforma usa cookies?

Para tornar sua experiência cada vez mais única, a Eu Amo Leitura coleta e armazena automaticamente suas informações. Como? Tudo isso através de ferramentas de tecnologia de monitoramento, como cookies, que mapeiam dados de conexão e sessão. O uso dessas ferramentas torna a experiência do usuário mais personalizada, rápida e incrível. Mas, caso o usuário não se sinta à vontade, ele pode recusar o uso de cookies fazendo o bloqueio em seu próprio computador ou dispositivo.

 

 

Os dados do meu cartão de crédito estão seguros?

Sim, todas as transações de pagamento efetuadas em nosso site são protegidas através da técnica de encriptação de dados (TLS) utilizada pelo nosso intermediador de pagamentos, o que significa a plataforma não possui acesso aos dados do seu cartão de crédito, cumprindo assim com os mais altos padrões de segurança online e garantindo a tranquilidade que você precisa para efetuar os pagamentos.


Vendedores

Quero vender, mas não tenho empresa. Posso?

Sim! Aqui na Eu Amo Leitura, tanto pessoa física quanto jurídica pode se cadastrar e vender!

Só é necessário, em ambos os casos, que o vendedor possua uma conta bancária em seu nome para receber o valor das suas vendas, que pode ser, inclusive, em um banco digital. Ah, e no caso de vendedor pessoa física é preciso ter acima de 18 anos.

 

 

Quais os tipos de vendedores habilitados a vender no site?

A Eu Amo Leitura abre espaço para vendedores já atuantes e com nome forte no segmento, bem como aqueles que pretendem começar a empreender no mercado literário.

Livrarias, Editoras, Sebos, Livreiros (pessoa física)... Todos são muito bem-vindos!

Só é necessário, em qualquer caso, que o vendedor possua uma conta bancária em seu nome para receber o valor das suas vendas, que pode ser, inclusive, em um banco digital. No caso de vendedor pessoa física é preciso ter acima de 18 anos, e no caso de pessoa jurídica a empresa deve possuir CNPJ ativo.

 

 

Quais as tarifas pagas pelos vendedores?

A Eu Amo Leitura cobra uma comissão de 10% (dez por cento) do valor do pedido mais R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por pedido finalizado e pago pelo cliente. Nesta comissão, nós já incluímos o custo financeiro das operações (custo cobrado pelo intermediador de pagamentos), você não pagará nada além disso. As únicas tarifas cobradas à parte pelo intermediador de pagamentos são as tarifas relacionadas ao saque dos valores (você tem 2 saques grátis no mês, a partir do terceiro pagará R$ 3,50 por saque), e tarifas relacionadas a reembolsos por troca/devolução e eventuais processos de chargebacks (disputas).

O vendedor receberá sempre o valor líquido da venda, após o desconto das tarifas pertinentes.

As atuais tarifas poderão sofrer alterações.

Para mais detalhes, leia nossos Termos de Uso do Vendedor, link localizado no rodapé do site.

 

 

Quem é o intermediador de pagamentos do site e qual é o seu papel?

A Moip (by PagSeguro) é o intermediador de pagamentos oficial da Eu Amo Leitura, ou seja, quem repassa o pagamento do comprador para o vendedor. Ele é responsável por emitir os boletos ou por realizar as transações junto às operadoras de cartão de crédito, tudo de maneira criptografada, ou seja, sem identificar nem armazenar nenhum dado do cliente. É um sistema muito seguro, confiável e eficaz.

 

 

Que tipos de produtos posso vender?

Você pode anunciar qualquer tipo de livro que contenha ISBN, ou seja, que foi elaborado para comercialização. Livros novos, seminovos, usados: todos são bem-vindos, mas lembre-se sempre de escrever detalhadamente no seu anúncio o estado de conservação dos livros seminovos e usados.

Você também pode cadastrar e comercializar produtos diversos, exceto vestuário, que sejam inspirados no viés literário, desde que não violem os direitos autorais de terceiros nem sejam considerados plágios ou cópias de personagens de obras que ainda não estejam sob domínio público.

 

 

Posso anunciar produtos sob encomenda?

Você só deve anunciar produtos que possua para entrega imediata. Ao anunciar produtos do qual não possui estoque, você corre o risco de precisar anular uma possível venda, o que pode gerar penalidades aplicadas pela Plataforma. Dessa forma, caso você venda um determinado produto através de outro marketplace, deverá retirar o anúncio da Plataforma Eu Amo Leitura imediatamente, para evitar a venda de produtos sem estoque.

Caso deseje comercializar produtos confeccionados por encomenda, orientamos você a colocar de maneira CLARA na descrição do produto, e até mesmo no título do anúncio, o prazo necessário para confecção da mercadoria.

 

 

E quais produtos eu NÃO posso vender no site?

Você NÃO pode anunciar produtos que sejam ilícitos, que violem a imagem ou o direito de terceiros, inclusive direitos autorais, que tenham sua comercialização expressamente proibida, como fotocópias, livros sem ISBN, livros com carimbo de biblioteca, livros de editoras de entes governamentais, entre outros. Também é expressamente proibido anunciar qualquer tipo de produto que contenha, estimule, endosse ou faça apologia a qualquer forma de conduta criminosa ou qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Se você tiver dúvidas se pode ou não anunciar determinado produto, é muito importante que pesquise nos Termos de Uso da Plataforma, lá temos informações mais detalhadas sobre isso. E se a dúvida ainda persistir, entre em contato conosco através dos canais atendimento do site para que possamos te auxiliar.

Anunciar produtos proibidos é contra as regras da Plataforma e pode gerar penalidades.

 

 

Quais as obrigações do vendedor?

Para se tornar um vendedor da Eu Amo Leitura, você deverá aceitar e seguir as regras dispostas nos Termos de Uso do Vendedor e na Política de Privacidade. Isso é muito importante, então reserve uns minutinhos para ler atentamente estes documentos, cujos links estão localizados no rodapé do site.

Algumas obrigações são:

 

Atendimento ao Cliente: Você é responsável pelo atendimento ao comprador desde o momento da compra até a efetiva entrega do produto, considerando ainda as obrigações de pós-venda estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor. Sempre fique atento ao seu e-mail, pois as dúvidas do comprador devem ser respondidas dentro do prazo de 2 dias úteis, e o vendedor que não atender este prazo pode ser penalizado pela Plataforma.

 

Utilização da Plataforma Eu Amo Leitura: Todo processo de venda e comunicação com o cliente devem se dar dentro do ambiente da Eu Amo Leitura ou ferramentas por nós indicadas. Portanto, em nenhuma hipótese você deve direcionar o comprador para concluir a venda fora do ambiente da Plataforma. Também não deve oferecer outros métodos de pagamento que não sejam disponibilizados pela Plataforma. Além disso, não deve enviar mensagens ou e-mails não autorizados direto ao comprador fora do ambiente da Plataforma, como malas diretas e publicidade própria.

 

Comunicação: Você deve manter contato ativo com os compradores, respondendo às dúvidas em até 2 dias úteis. Deve também responder as qualificações negativas que receber, de forma a esclarecer os fatos ocorridos e as providências tomadas para solução. Todas as mensagens devem ser trocadas de maneira respeitosa e cordial, independentemente da situação.

 

Sigilo de informações: Você não pode, em nenhuma hipótese, divulgar ou vender as informações de compras ou dados cadastrais do comprador. Além disso, deve tratar como confidenciais todas as informações da Plataforma, incluindo layouts do site, prints da plataforma, informações comerciais e estratégicas, etc. O cuidado com o sigilo de informações é imprescindível, pois o descumprimento dessa obrigação pode gerar diversas penalidades, inclusive processos judiciais.

 

Venda e Envio do produto: Esteja sempre atento aos produtos que você divulga em nossa Plataforma, atualizando o estoque disponível e o preço de venda de cada um. Em caso de livros seminovos ou usados, procure relatar detalhadamente o estado de conservação do livro na hora do cadastro do produto.

Após a venda, você deve postar o pedido na transportadora em até 2 (dois) dias após a confirmação do pagamento pelo comprador no sistema da Plataforma. Ao realizar o envio do produto, deve zelar por embalar corretamente a fim de evitar avarias durante o transporte. Se você for uma pessoa jurídica e estiver obrigado à emissão de nota fiscal, deverá também emitir a nota para o comprador e enviar junto com o produto.

Após o envio, você deverá atualizar o status da venda no sistema para “enviado” e acrescentar o código de rastreio do envio em até 2 dias. É fundamental que você realize essa atualização o mais rápido possível, pois o comprador só pode cancelar um pedido enquanto não tiver sido enviado. É importante, ainda, que você guarde os comprovantes de postagem dos produtos por um período de 5 (cinco) anos, para apresentar à Plataforma caso haja qualquer problema.

 

Pós-Venda: Mesmo depois de postar o produto na transportadora e enviar o código de rastreio ao seu comprador, você deve ficar de olho nas mensagens que ele enviar, sempre tirando dúvidas e dando total suporte. Lembre-se: você é responsável também pelo pós-venda.

 

Reembolso em caso de Extravios: Caso o comprador não receba o produto adquirido por motivos alheios à sua responsabilidade, você deverá realizar o reembolso no valor total da compra (produto + frete), conforme estabelece a “Compra Garantida”, presente nos Termos de Uso da Plataforma. Caso o produto seja extraviado, você também deverá reembolsar integralmente o comprador, podendo requerer reembolso do respectivo valor junto à empresa transportadora. A Plataforma não indenizará os vendedores em nenhum desses casos.

 

Frete para Logística Reversa: O custo do frete para entrega é sempre do comprador. Entretanto, em caso de logística reversa, o custo do frete caberá ao vendedor, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, caso o comprador precise devolver ou trocar o produto, você deverá fornecer um cupom já pago para ele realizar a postagem do produto, ou reembolsá-lo caso ele efetue o pagamento do frete reverso.

 

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Você deve seguir todas as regras do Termo de Uso e Política de Privacidade para garantir uma boa experiência de vendas na Plataforma. Atenção: o descumprimento das regras pode ocasionar penalidades, que vão desde a suspensão temporária do acervo do vendedor no site e multas pecuniárias, até a exclusão definitiva e rescisão do contrato com a Plataforma. Por isso, é muito importante que você reserve um tempo para ler atentamente os Termos de Uso e a Política de Privacidade, cujos links estão localizados no rodapé do site. Nestes documentos constam todas as regras que devem ser seguidas. A equipe de atendimento da Plataforma estará sempre à disposição para ajudar em caso de dúvidas.

Quero ser vendedor, mas estou com dificuldade para criar minha loja. Como obter ajuda?

Para criar sua loja, basta clicar no link “Quero Vender” que está destacado no banner inferior da página principal do site. É importante que você leia os Termos de Uso do Vendedor e a Política de Privacidade, cujos links também se encontram no rodapé do Site.

Mas não conseguir resolver sua questão, você pode enviar um e-mail para nossa equipe de atendimento. Nosso time responde os e-mails de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, exceto feriados, e temos um prazo de até 5 dias úteis para retornar sua mensagem.

 

 

Vendi, e agora quando recebo o valor da venda?

Parabéns! Vender é sempre motivo de alegria e desejamos realmente que você prospere em suas vendas!

Depois da venda e confirmação de entrega do pedido, e se o comprador não fizer nenhuma reclamação, os valores serão creditados aos vendedores nos seguintes prazos: Boleto bancário = em até 3 (três) dias úteis após compensação do pagamento; Cartão de crédito = de acordo com o parcelamento realizado no ato da compra pelo cliente.

 

 

Recebi o e-mail da confirmação da compra, já posso mandar o pedido?

O e-mail de confirmação da compra significa que o pedido foi finalizado, mas antes de enviar o pedido você deve confirmar o “status de pagamento”. Você deve enviar o produto somente quando o status de pagamento aparecer como “PAGO”.

 

 

Como cadastrar e conectar conta do Melhor Envio? E como imprimir a declaração de conteúdo e as etiquetas para postagem na transportadora?

É superfácil, se você ainda não tem conta vamos ensinar como fazer:

- Você deve colocar seus dados bancários para recebimento das vendas efetuadas na plataforma Eu Amo Leitura;

- Após essa liberação você terá acesso as etiquetas para envio e declaração conteúdo;

- Para imprimir a etiqueta, clique em “minhas vendas”, depois clique sobre o número do pedido que deseja enviar. Irá abrir a tela do pedido e no final da página terá acesso à compra da etiqueta. O “preço“ da etiqueta é o valor do frete pago pelo cliente no ato da compra.

- Se você tiver saldo junto ao Melhor Envio, basta clicar em “imprimir etiqueta”. Se não tiver, clique em “comprar etiquetas“ para ser direcionado ao site do “Melhor Envio”, onde terá o passo a passo para compra e impressão das etiquetas para envio já com código rastreio.

- Se o frete escolhido pelo cliente for de alguma transportadora, basta selecionar a agência mais próxima da sua casa e levar o pacote com a etiqueta no endereço da transportadora.

 

IMPORTANTE: SEMPRE PRESTE BASTANTE ATENÇÃO SE O PEDIDO ESTÁ COM STATUS ATUALIZADO PARA “PAGAMENTO CONFIRMADO”. NUNCA ENVIE PRODUTOS ANTES DO STATUS DE PAGAMENTO ESTAR CONFIRMADO.

 

Caso não tenha impressora, você pode transcrever manualmente as informações da etiqueta em uma folha sulfite para colar no pacote.

 

 

Como atualizar o status do pedido e do envio? Onde coloco o código de rastreio?

Não é necessário fazer manualmente, o sistema Melhor Envio atualiza automaticamente após a compra da etiqueta.

 

 

Vendi, mas não tenho o item para entregar. E agora, o que eu faço?

Deixar de entregar uma venda realizada por falta de estoque é bem chato, mas entendemos que às vezes não dá tempo de atualizar o estoque disponível. Neste caso, veja se existe possibilidade de conseguir o item para entrega a tempo. Outra possibilidade é conversar com o comprador e oferecer uma possível substituição por outro título. Se não conseguir resolver assim, aí o jeito é cancelar o pedido. Neste caso, basta acessar suas vendas, clicar no respectivo pedido, clicar em “situação” e mudar para “pedido cancelado”. O sistema efetuará o estorno financeiro automaticamente. Lembre-se sempre de informar ao comprador a necessidade de cancelamento do pedido, esclarecendo-lhe os motivos. Esse retorno é bem importante na relação entre cliente e vendedor.

 

 

Preciso cancelar um pedido ou o comprador solicitou o cancelamento do pedido, como devo proceder?

Caso seja necessário cancelar o pedido, seja por iniciativa sua ou por solicitação do comprador, acesse seu painel de vendas, clique no pedido a ser cancelado e em seguida altere o status para “pedido cancelado”. O estorno do pagamento é realizado automaticamente de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra.

Você só deve cancelar um pedido caso ainda não tenha enviado. Se você já postou o pedido na transportadora e depois disso recebeu um e-mail do comprador solicitando o cancelamento do pedido, você deve responder ao comprador informando o envio e orientando que ele aguarde receber o item para em seguida entrar com uma solicitação de troca ou devolução. Ele terá até 7 dias corridos após o recebimento do pedido para entrar com essa solicitação de troca ou devolução.

 

 

Como funciona o processo de troca ou devolução? E o reembolso ao cliente?

O cliente possui o prazo de até 7 (sete) dias corridos para solicitar uma troca ou devolução imotivada, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Caso você receba um e-mail solicitando a troca do produto, alinhe com seu cliente os detalhes do produto a ser trocado, que pode ser outro produto igual ou diferente.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o frete reverso deve ser pago por você. Para isso, você deverá fornecer um cupom já pago para ele realizar a postagem do produto ou reembolsá-lo, em até 2 (dois) dias úteis, caso ele efetue o pagamento do frete reverso.

Nos casos de troca, assim que você receber o produto de volta, você terá até 2 (dois) dias úteis para enviar um novo produto.

Nos casos de devolução, assim que você receber o produto de volta, você deverá realizar o processo de cancelamento na plataforma para que o intermediador de pagamentos realize o reembolso do valor ao cliente. Para isso, acesse seu painel de vendas, clique no pedido devolvido e em seguida altere seu status para “pedido cancelado”. Dependendo do prazo, você pode não conseguir realizar esse processo sozinho. Neste caso, entre em contato com a equipe de atendimento da plataforma pelo e-mail localizado no rodapé do site, que iremos te ajudar.

 

Você deve orientar seu cliente sobre a forma e prazo para reembolso, que será:

- Se o pedido foi pago através de cartão de crédito, o reembolso também ocorrerá através do mesmo cartão utilizado. O estorno completo poderá ser concluído pela administradora do cartão em até duas faturas subsequentes, dependendo da data de vencimento da sua fatura. Atenção: caso o comprador tenha utilizado um cartão virtual para a compra (aqueles que têm validade para apenas 1 utilização), informe este detalhe para a equipe de atendimento da Plataforma, pois algumas bandeiras não aceitam estorno nesses tipos de cartão.

- Se o pedido foi pago através de boleto bancário, o estorno se dará através de depósito bancário. Neste caso, você deverá solicitar os dados bancários ao seu cliente e encaminhar para a equipe da Plataforma através de e-mail, para que possamos intermediar o estorno. A conta bancária para reembolso deve estar no mesmo nome do titular do pedido – avise seu cliente sobre essa necessidade. O prazo para reembolso via depósito é de até 10 (dez) dias.

 

É fundamental que você troque mensagens com seu comprador para alinhar todo processo de troca, devolução e reembolso. É importante que toda conversa com o comprador aconteça dentro do ambiente da Eu Amo Leitura ou ferramentas por nós indicadas, para que você tenha toda nossa proteção. Caso você tenha dificuldades durante o processo, entre em contato conosco através dos canais atendimento do site para que possamos te auxiliar.

 

Fique ciente: algumas situações desobrigam o vendedor de realizar a troca ou devolução do produto:

- caso a solicitação esteja fora do prazo de 7 dias corridos contados a partir da data de recebimento do pedido, que é identificada pelo rastreamento da transportadora;

- caso você receba o produto devolvido e identifique que não está de acordo com o que foi relatado pelo cliente na solicitação de troca ou devolução;

- caso você receba o produto e identifique outros danos não existentes no início da venda, como rasuras, capas amassadas, rasgos, dentre outros, que prejudiquem a futura comercialização do item;

- caso haja itens/acessórios do produto que não sejam devolvidos juntamente com ele.


Cadastro de produtos

Como cadastrar produtos para venda em minha loja?

Você tem duas formas de incluir produtos em sua loja, a depender da quantidade:

- ATÉ 50 PRODUTOS – o cadastro deve ser realizado manualmente. Acesse sua loja e em seguida clique em “produtos”, depois em “minha loja”. Clique em “+Criar um produto em branco” e preencha as informações necessárias seu produto.

- MAIS DE 50 PRODUTOS – para grandes quantidades, você poderá cadastrar os produtos manualmente ou, se preferir, através de uma planilha. A importação via planilha deve ser realizada em conjunto com a equipe de atendimento da plataforma. Para ter acesso a nossa planilha e contar com nosso suporte, entre em contato conosco pelo e-mail de contato disponibilizado no rodapé do site.

 

 

Como excluir um ou mais produtos cadastrados?

Para excluir produtos da sua loja, acesse “minha loja”, clique em “produtos”, identifique o produto que deseja excluir e clique na lixeira.

 

 

O que é e onde encontro o ISBN do produto?

O ISBN (International Standard Book Number) é um código composto por 13 números (em livros mais antigos são só 10 números) que identifica exatamente qual é o livro, a versão, ano de edição, etc. É como se fosse o "CPF do livro". Você pode encontrar esse número junto com o código de barras, impresso geralmente na quarta capa (atrás do livro), ou também no verso da primeira página do livro, onde fica o quadro chamado Dados Catalográficos. Ao cadastrar um produto na sua loja, você deve preencher o campo ISBN com esses números, sem usar pontos e nem traços.

 

 

Como é calculado o peso do produto para fins de cálculo do frete e quais cuidados devo ter sobre isso?

As dimensões (altura, largura e comprimento) e o peso do produto são informações fundamentais para cálculo do frete. Ou seja, o preenchimento incorreto desses dados vai ocasionar o cálculo de um frete também errado. Caso o frete seja calculado a menor por erro no preenchimento desses dados, o comprador irá pagar um valor menor de frete na hora da compra e o vendedor terá que arcar com a diferença. Portanto, sempre confira atentamente o peso e as dimensões dos produtos que você cadastrar em sua loja.

 


Informações Gerais

Eu Amo Leitura? Ué, mas quem são vocês?

A Eu Amo Leitura é um Marketplace completo e inovador, criado exclusivamente para o mundo literário. Aqui você encontra tudo que um bom leitor ama: de clássicos da literatura a best-sellers contemporâneos, sem deixar de passar por reinos encantados ou pelos devaneios de Freud. Tudo com um preço superacessível que cabe no seu bolso!

Nossa plataforma reúne as maiores e melhores editoras e sebos do país, sem deixar de lado os pequenos livreiros e empreendedores que desejam ingressar no ramo literário.

Sabe aquele livro que você está procurando há séculos e não acha em lugar nenhum? Aquele livro novo que você tá contando os segundos para ser lançado? Sabe aquela sua pesquisa exaustiva para achar o livro que você quer, com um preço incrível, frete razoável e condição de pagamento que te atenda? Prontinho, você acaba de encontrar!

Bem-vindo à Eu Amo Leitura, um cantinho feito por leitores para leitores! ♥

 

Opa, sou novo por aqui... Como faço para ficar sempre por dentro das novidades da Eu Amo Leitura?

Que legal! Seja muito bem-vindo aos apaixonados por leitura!

Para ficar sempre por dentro das novidades da Eu Amo Leitura e receber em primeira mão nossas promoções e cupons de desconto exclusivos, cadastre seu e-mail em nossa Newsletter no link existente no rodapé do site. Aproveite também para nos seguir em nossas redes sociais, estamos em todo canto: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, LinkedIn. Todos os links estão no rodapé do site.

 

 

Posso dar sugestões ou fazer críticas?

Claro! Adoramos receber sugestões e críticas construtivas, afinal de contas, nosso mundo literário também é seu, e nada mais justo do que desenvolvermos maneiras de deixá-lo cada vez mais a sua cara. Entre em contato conosco e nos envie suas sugestões e/ou críticas construtivas.


Fale conosco

Como falar com o vendedor?

A comunicação com o vendedor só é permitida após a compra do produto, para que você possa tirar dúvidas sobre o andamento do pedido ou mesmo solicitar uma troca ou devolução, se for o caso.

Para falar com um vendedor, acesse o pedido em questão em sua conta, lá estará disponibilizado e-mail para falar com o Vendedor.

O vendedor deverá responder a sua solicitação em até 2 dias úteis.

Os vendedores da Eu Amo Leitura são orientados a proporcionar um atendimento rápido e eficiente, e muitas vezes é o caminho mais rápido para você resolver qualquer problema. Por isso, antes de entrar em contato com a equipe de atendimento da Eu Amo Leitura, você deve aguardar esse prazo para ele responda sua demanda.

Ah, vale dizer que, de acordo com nossos termos de uso, todo contato com vendedor deve se dar através da plataforma Eu Amo Leitura e ferramentas por nós indicadas, e as conversas devem conter sempre uma linguagem adequada e respeitosa (isso serve para vendedores e compradores ok?).

Se ainda tiver problemas com um vendedor após esse prazo de 2 (dois) dias úteis, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento que iremos tomar todas as medidas necessárias para que seu problema seja solucionado o mais rápido possível.

 

 

Como posso dar um alô para vocês?

Antes de entrar em contato, você já procurou sua dúvida por aqui? Muitas vezes a sua dúvida é mais comum do que você imagina, e a resposta pode estar aqui mesmo no FAQ, para que você economize tempo e consiga uma resposta ainda mais rápida.

Além disso, vale lembrar que dúvidas relacionadas ao produto comprado, status de envio e até mesmo troca e devolução, devem ser esclarecidas com o seu Vendedor.

Mas, se ainda precisa de ajuda, envie sua mensagem para o e-mail de contato localizado no rodapé do site. Nosso time responde os e-mails de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, exceto feriados, e temos um prazo de até 5 dias úteis para retornar sua mensagem.

Vamos responder sua mensagem o mais rápido possível, tá?